terça-feira, 3 de julho de 2007

SABEDORIA


Meu coração e minha língua fizeram um trato:
quando meu coração estiver enfurecido,
minha língua guardará silêncio. As palavras respondem aos sentimentos,
e os sentimentos às idéias.

Por isso é impossível dominar nossas palavras
se não somos senhores de nossos sentimentos;
e estes sentimentos irão se acalmando
segundo a força de nossas idéias. A um coração que não se domina,
responderão palavras violentas e ferinas;
a um coração fechado em si,
sucederão palavras e atitudes que
depreciam os demais. Por conseguinte, me calarei quando meu coração
não estiver sossegado e em calma; não falarei,
pois seguramente me arrependerei do que disser ou,
pelo menos, do modo como o disser,
ou do momento em que o disser. Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro,
menos o será quando não estiver em paz e
não se sentir senhor de si mesmo.



Tempo de Germinar

5 comentários:

Izelda Maia disse...

Olá, gosto muito de vir aqui, só prá ver essa LUA, sem falar nos textos que são muito bons, lindas poesias...
Mas vim mesmo foi deixar um abraço e desejar que seu fim de semana seja cheio de alegrias.
Saudações cá do Brasil.

PP disse...

Deixa-me sorrir perante o teu post... sobretudo pela veracidade e sobriedade que essas palavras, e, ideia no geral, contém...

Parabéns pelo blog, sou leitor assiduo

Sidarta Martins disse...

Detesto quando ficam quieto e não falam comigo. Mas cada um com seu jeito.

Abraços,

Izelda Maia disse...

Vim ver a lua...
Muito bom o texto, parabéns.

Um abraço cá do Brasil.

José Gringo Ribeiro disse...

Oilá vim fazer uma visita para apreciar os belos textos de Poesias uma mais linda que a outra tenha bom dia